Joaquín Torres García (1874 - 1949) foi um pintor, desenhista e escritor uruguaio de grande renome internacional. Entre várias viagens aos Estados Unidos e ao continente europeu, García produziu obras influenciadas pelo Cubismo, estética em alta na época. Apesar disso, seu repertório é composto por obras associadas fortemente a suas raízes latino-americanas. Foi um grande amigo de Gaudí e, atualmente, há um museu em Montevidéu em sua homenagem.
Uma de suas produções é o Mapa Invertido da América do Sul, um desenho que apresenta os Polos Norte e Sul invertidos, tinha como intenção valorizar o Sul. Assim, esse polo, agora apontando para cima, simboliza a valorização e desenvolvimento da cultura meridional, se opondo à realidade de dependência e imitação do que acontece no norte. Desse modo, o desenhista critica a relação implícita no posicionamento dos países ditos centrais ou periféricos na cartografia tradicional.
Nas palavras de García, " Nosso Norte é o Sul. Não deve haver Norte, para nós, senão por oposição ao nosso Sul". No vídeo abaixo, a animação produzida por uma companhia uruguaia ressalta as principais características do artista de maneira lúdica e breve.
Comentários
Postar um comentário